Alunos do 9º ano estão mais bem preparados para usar a internet em segurança

Segurança na Internet foi o tema de uma palestra que prendeu a atenção dos alunos de 9º ano, das turmas 6, 7, 8, 9, 10 e 11, no dia vinte e seis de novembro, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço e que teve como orador Nuno Drummond, técnico de informática da DRE e responsável por cibersegurança.

A internet pode ser tanto mais um perigo para quem mais usufrui dela. No entanto, no que toca à segurança, os nossos jovens alunos, que já nasceram rodeados pelo mundo digital reconhecem ser aqueles que mais estão preparados para lidar com ele, em segurança.

No mar de possibilidades que a internet oferece, seja pelo telemóvel, tablet ou computador, fazemos compras, conversamos com amigos, interagimos, ouvimos músicas, assistimos a vídeos, lemos notícias e pesquisamos. Ficamos, em média, mais de três horas ligados todos os dias. E é claro que com tanta gente na internet, o interesse de empresas e cibercriminosos cresce ainda mais.

A ação de sensibilização permitiu alertar os alunos para a ciber-higiene e boas práticas de cibersegurança permitindo obter nova informação relativa ao tema e interligar conhecimentos indo ao encontro do projeto interdisciplinar a ser desenvolvidos nas turmas da equipa 10 – “Educar para os meios de comunicação”.

Perante uma plateia atenta e rendida à informação de aplicabilidade quotidiana, no final, os alunos colocaram as questões relativas ao tema, formuladas em OAI pelos elementos das diferentes equipas tendo suscitado alguma discussão entre os intervenientes.

As docentes responsáveis,

Ana Louro e Carina Sobrinho

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: