Nada se perde tudo se transforma

Na semana de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, as turmas 1, 2, 3, 4 e 5 do 7.º ano tiveram uma ação de Sensibilização sobre “O valor dos resíduos”, com a Técnica de Comunicação, Gorete Batista, da ARM- Águas e Resíduos da Madeira.

Esta atividade inseriu-se no tema da Educação Ambiental trabalhado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e foi uma oportunidade de aprendizagem e consolidação dos conhecimentos referente ao Valor dos Resíduos e da importância de fazer a separação do lixo corretamente.  

Foram apresentados os vários serviços da ARM, os vários tipos de resíduos e o “destino” que cada um deles tem. Foi interessante saber que o lixo indiferenciado quando é incinerado produz energia elétrica, que depois entra na nossa rede pública. Os resíduos do papelão, embalão e vidrão também são importantes na medida que depois de devidamente embalados são enviados para Portugal Continental para que algumas empresas possam trabalhar estas matérias-primas secundárias dando lhes nova vida e assim contribuir para a diminuição da utilização dos recursos naturais. Os resíduos que produzimos têm valor e como tal devem ser tidos em atenção. O primeiro passo para garantir a reciclagem dos materiais, depende de cada um de nós. Podemos fazer a diferença, separando e colocando corretamente os resíduos nos Ecopontos apropriados. Fica aqui o desafio: “E tu já reciclaste hoje?”

Professores de Cidadania e Desenvolvimento Equipa 5

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: