Dia Mundial da Obesidade

No dia 18 de março, no âmbito do projeto RBES, decorreu na Sala de Combate da nossa escola uma aula de condição física geral- trabalho aeróbio músculo-localizado, flexibilidade, equilíbrio e coordenação com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Obesidade.

Esta aula foi lecionada pelo professor José Henrique Lima Dias, com a participação das turmas 3 e 11 do 9ºano.

Dia Mundial da Obesidade, anteriormente comemorado a 11 de outubro, passou a ser celebrado no dia 4 de março.

A obesidade é uma doença crónica caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal que acontece quando a ingestão de calorias (provenientes dos alimentos) é superior aos gastos energéticos, levando o organismo a acumular o excedente calórico. Este fenómeno acontece com tanta frequência que levou a OMS a caracterizar a obesidade como a “Epidemia do século XXI”.

Segundo a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a obesidade pode camuflar outras doenças normalmente associadas, em que se destacam a diabetes, apneia de sono, hipertensão, problemas cardíacos, problemas osteoarticulares e maior risco de cancro, entre uma longa lista.

A prevenção e tratamento da obesidade faz-se de forma muito simples, basta adotar hábitos alimentares saudáveis e uma vida ativa. Tendo em conta estas medidas de tratamento e prevenção da obesidade decidimos, além de educar os nossos alunos para os benefícios da adoção da Dieta Mediterrânica, incentivar o exercício físico nos mesmos, com a colaboração de um colega de Educação Física.

Coordenadores do projeto RBES.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: