À descoberta da minha profissão…

No âmbito do Programa de Orientação Vocacional, o Serviço de Psicologia e Orientação em conjunto com a Equipa Pedagógica 9, organizaram a semana das Jornadas das Profissões, que decorreu na semana de 03 a 06 de maio, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço e no centro do Caniço, no Largo Padre Lomelino.

Este evento teve como principais destinatários os alunos do 9.º ano, iniciativa que constituiu uma oportunidade para estes alunos e os seus Encarregados de Educação terem acesso privilegiado à informação da oferta educativa e respetivo plano de estudos das diferentes escolas profissionais, institutos e escolas secundárias, apoiando os jovens no processo de decisão da área profissional e do curso que pretendam seguir no secundário.

Neste âmbito, o evento repartiu-se em duas grandes partes, consolidadas com outras atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, desde o início do ano letivo. No dia 03 e 04 de maio decorreram as “Conversas com Profissionais”, com seis mesas temáticas, cada uma correspondente às diferentes áreas e cursos de secundário: os profissionais da área do curso de Ciências e Tecnologias foram representados por uma médica, uma enfermeira, dois engenheiros e um professor/Treinador de Futebol; a mesa da área das Línguas e Humanidades foi representada por um advogado, um jornalista, uma psicóloga e uma rececionista de hotel; a mesa da área da Proteção Civil foi representada pela Coordenadora Municipal do Serviço Municipal de Emergência Proteção Civil de Santa Cruz, pelo subchefe de 1º classe dos bombeiro sapador de Santa Cruz, por um enfermeiro e por um membro do Comando Regional de Operações de Socorro; a mesa da área Ciências Socioeconómicas foi representada por um gestor de empresas; a mesa da área das Artes Visuais foi representada por uma Arquiteta, uma Designer de Moda e dois Designers Gráficos e finalmente a mesa da Área das Forças Armadas foi representada por dois agentes da PSP, pelo coordenador na policia Judiciária da RAM e por um Guarda Prisional. As atividades do dia 03 de maio finalizaram-se com uma Sessão para Pais, denominada “O meu filho acabou o 9.º Ano. E agora?”, dinamizada pela Dra. Márcia Rodrigues e Fábia Camacho, psicólogas da escola.

No dia 05 de maio decorreu, no largo em frente à igreja Matriz do Caniço, a Feira das Escolas Profissionais que teve como objetivo divulgar a oferta formativa das escolas profissionais da RAM, bem como divulgar a prática de voluntariado na Cruz Vermelha Portuguesa aos alunos de 9.º ano e toda a comunidade em geral.

Ao longo do dia assistiu-se vários momentos culturais e de animação, a cargo de vários alunos, docentes e não docentes da nossa escola e do grupo de alunos do curso de Animador(a) Sociocultural da Escola Profissional Atlântico. Além disso, os presentes puderam visitar a exposição “As profissões” (com os trabalhos realizados nas aulas de Oficina de Aprendizagem Interdisciplinar, pelos alunos das turmas 1 a 5 do 9.º ano) e de alguns desenhos de alunos do 9.º ano. Os alunos tiveram oportunidade de experimentar, junto do jornalista Miguel Guarda as funções de um Jornalista de Rádio.

A semana terminou com a atividade “Olhar o céu, observação noturna de Astros!”, no dia 6 de maio, dinamizada pelo Sr. Fernando Góis.      

É de referir que a base do trabalho apresentado nesta semana foi fruto do trabalho projeto “As profissões” desenvolvido nas turmas 1 a 5, do 9.º ano, na Oficina de Aprendizagem Interdisciplinar, com o contributo de todas as disciplinas. Ao longo do projeto os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras com profissionais de diferentes áreas, fizeram visitas de estudo a espaços laborais (Farmácia do Caniço e Banco), investigaram sobre contributo de cada disciplina em cada profissão e qual percurso escolar a seguir para exercer uma profissão.

Todas estas atividades foram uma mais-valia para alunos e Encarregados de Educação, no sentido de auxiliar numa tomada de decisão mais consciente e responsável para um percurso escolar e profissional de sucesso.

Um agradecimento especial a todos os que se disponibilizaram a partilhar as suas experiências, percursos escolares e profissionais e aos parceiros que foram imprescindíveis para que este projeto se concretizasse: Conselho Executivo da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Câmara Municipal de Santa Cruz e Junta de Freguesia do Caniço.

Serviço de Psicologia e Orientação

Equipa Pedagógica 9, 9.º ano

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: