Dezembro mal tinha começado e já se notava a azáfama nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Básica 2+3 do Caniço: o Natal dos EFA já tinha “arrancado”! E, este ano, iríamos, pela primeira vez, participar na campanha Make-A-Wish!
Planificamos a atividade e dividimo-la em oito fases distintas: apresentação/sessão de esclarecimento acerca da missão Make-A-Wish; recolha do dinheiro; decoração das estrelas; brainstorming (que permitiu a partilha de ideias e insights sobre a exposição); trabalhos oficinais; montagem da exposição; breve descrição do processo criativo; fotografia para o concurso.
Numa primeira fase, os formandos foram esclarecidos acerca da missão da Make-A-Wish, a importância de concretizar os desejos das crianças/adolescentes e o impacto que este gesto traria para o bem-estar mental e emocional das crianças. Não foi necessário muito tempo ou esforço… os nossos formandos têm filhos e conhecem bem a importância de um sorriso de uma criança.
Iniciámos, na oficina de trabalhos da escola, a decoração das estrelas e a criatividade não teve limites… Depois, começamos a refletir sobre a exposição, a reunir ideias e conceitos que permitissem mostrar a nossa identidade insular com a inclusão dos trajes típicos madeirenses. E, em tempos de guerra e dificuldades, quisemos mostrar o mundo, uma orbe a transbordar de estrelas solidárias que iluminam o nosso caminho…
O momento mais divertido do processo criativo iniciou-se na oficina de trabalhos. Uniram-se esforços e alguns formandos aceitaram o desafio de materializar a ideia, colocaram à disposição os seus conhecimentos, juntamos materiais e, com a orientação dos formadores de todas as áreas de Competências-chave, conseguimos concretizar o que tínhamos em mente.
Mal sabíamos que uma simples estrela iria transformar-se numa explosão de criatividade, num projeto, numa causa!
O nosso superpoder é a solidariedade!