As turmas 1, 2, 3, 4, 5 e 8 do oitavo ano assistiram à palestra intitulada “Laurissilva da Madeira – Património Mundial Natural” que decorreu nos dias 4 e 6 de janeiro na nossa Escola em parceria com o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (I.F.C.N.).
As sessões foram ministradas por Nélio Jardim, Geógrafo/Geólogo, e Paulo Jorge Jardim, Vigilante da Natureza, do respetivo Instituto.
A abordagem da temática fez com que os alunos viajassem no tempo e assim compreendessem a origem da Laurissilva, uma floresta com árvores e arbustos de folhagem persistente, com espécies únicas no mundo e com mais de 15 milhões de anos.
Os discentes ficaram a conhecer melhor este ecossistema, a floresta indígena da Madeira, com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário, onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. As últimas glaciações ocorridas levaram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos da Madeira, dos Açores e das Canárias. É no entanto na Ilha da Madeira que se encontra melhor preservada. Um ecossistema com muitas espécies endémicas na fauna e na flora. Constataram, igualmente, que a grande maioria das espécies da biodiversidade madeirense são plantas, fungos e líquenes.
No decorrer das sessões, foi incutida nos alunos a necessidade de preservar a nossa floresta, refletindo-se em conjunto no que diz respeito às suas principais ameaças e às ações a adotar no sentido de preservá-la. As espécies únicas aí existentes, as ameaças que persistem e a proteção que é urgente fazer fazem da Laurissilva Floresta Património.
Os alunos mostram-se atentos e interessados no decorrer das sessões.
As docentes agradecem a disponibilidade dos oradores em se deslocarem à nossa Escola, bem como ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza pela colaboração.
Teresa Cabral, Joana Menezes e Olívia Câmara