No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, no dia 8 de março, os discentes das turmas 1, 3 e 8 do 8.º ano participaram numa ação de voluntariado ambiental no Chão das Galinhas nas zonas altas de Santo António, com a plantação de, aproximadamente, 60 árvores de espécies da flora natural da Madeira sob a orientação e colaboração do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).
No local onde se realizou a iniciativa, os alunos ouviram, atentamente, as informações proferidas por Nélio Jardim, Geógrafo do IFCN, focadas na temática ambiental e na relevância daquela atividade. De uma forma geral, os alunos foram sensibilizados sobre a importância da floresta Laurissilva no equilíbrio dos ecossistemas, bem como as atitudes/ comportamentos a adotar e a evitar para uma convivência salutar em meio florestal. Seguiu-se um diálogo sobre os benefícios que as árvores desempenham nos ecossistemas, particularmente, na diminuição da velocidade da água da chuva nas encostas; no aumento da infiltração e da fertilidade dos solos; na prevenção dos incêndios florestais e dos aluviões; na diminuição da erosão do solo e na melhoria da segurança e qualidade de vida das populações. Foram ainda destacadas as funções que as árvores desempenham nos ciclos da água, do carbono e do oxigénio sendo um fator fundamental na adaptação às alterações climáticas, conteúdos temáticos já abordados no 8.º ano. Após este momento elucidativo, de valorização e de sensibilização foi iniciado a ação de plantação com uma breve explicação sobre os procedimentos a realizar sobre as caraterísticas das aberturas onde plantar as plantas e o manuseamento correto para que as mesmas se fixem ao solo. Sob o olhar atento e a preciosa colaboração dos Vigilantes da Natureza, os alunos e professores plantaram com motivação estreleiras (Argyranthemum spp.), faias (Myrica faya), uveira da serra (Vaccinium padifolium) urzes, a urze-molar (Erica arborea) e a urze-das-vassouras (Erica platycodon), entre outras espécies.
O regresso à Escola foi antecedido pela captura de fotografias, por alunos e professores, das árvores plantadas rodeadas dos seus futuros zeladores.
Considera-se que plantar “raízes de vida” consciencializa quem as pratica e contribui para a recuperação e conservação dos ecossistemas.
As docentes agradecem a disponibilidade e colaboração do IFCN, bem como aos docentes que acompanharam os alunos à atividade.
Responsáveis: Teresa Cabral, Joana Menezes e Olívia Câmara