Palestra “Fura-bardos e aves da Laurissilva”

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turmas 5, 9 e 10 do oitavo ano assistiram à palestra intitulada “Fura-bardos e aves da Laurissilva” que decorreu no dia 24 de março no auditório da nossa Escola em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). As sessões foram ministradas por Tiago Dias, Técnico de Conservação Marinha da SPEA.


No decorrer da atividade, o palestrante destacou a importância da Floresta Laurissilva como sendo um ecossistema de elevado valor científico dado que alberga numerosos endemismos de plantas, musgos, invertebrados e aves. Realçou, igualmente, o importante papel que a Laurissilva desempenha no equilíbrio hidrológico da ilha da Madeira, uma vez que é a principal responsável pela captação, retenção e infiltração da água proveniente da precipitação e dos nevoeiros, bem como, da estabilidade que confere aos solos, prevenindo processos erosivos. Deu a conhecer as caraterísticas morfológicas do Fura-bardos, ave de rapina que enfrenta grandes desafios de conservação das suas populações, dada a redução e fragmentação do seu habitat, sendo este da nossa Floresta, destacou medidas de conservação e boas práticas a adotar na Laurissilva.
Proporcionada a visualização de um vídeo e estabelecido um diálogo com os alunos, foi evidenciado o interesse dos discentes relativamente aos assuntos expostos, pelas questões expressas, demonstrando o reconhecimento da urgência em preservar a Laurissilva com práticas sustentáveis, de forma a garantir a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e a biodiversidade. Já no final das sessões, o orador sensibilizou os discentes para a prática do voluntariado ambiental, dando exemplos, de algumas atividades que poderão contribuir para tal.
As docentes agradecem a disponibilidade do palestrante em se deslocar à nossa Escola e à SPEA, bem como às docentes que acompanharam as turmas.

Responsáveis: Teresa Cabral, Joana Menezes e Olívia Câmara

Comments are closed.

Up ↑

%d bloggers like this: