Visita à Floresta

No dia vinte de março dirigimo-nos para a escola com a intenção de sair às oito horas e quarenta e cinco minutos para irmos visitar a Floresta, saímos acompanhados com professores e fomos para o autocarro.

Quando chegamos ao nosso destino, ou seja, o Montado do Pereiro, fomos divididos em 3 grupos. O primeiro grupo foi fazer a atividade, passado um quarto de hora saiu o segundo grupo e passado mais um quarto de hora saiu o terceiro.
A atividade era dividida em estações da primeira à sétima estação.
Na primeira estação falaram-nos sobre o que iria acontecer naquela atividade organizada pelo Eco-escolas de nome “Visita à Floresta”. Entregaram-nos um saco para recolher elementos da natureza que nos façam lembrar a floresta.
Na segunda estação falamos com os guardas florestais que são responsáveis por vigiar a floresta.
Nas outras estações falamos com bombeiros, com bombeiros sapadores, vigilantes da natureza…. Vimos as suas ferramentas e veículos e aprendemos o que devemos fazer e não fazer na floresta, também relembramos a fauna e flora endémica da Madeira e ainda plantamos duas espécies de árvores.
Na penúltima estação utilizamos aquele elemento da natureza para montar uma espécie de tapete.
Na última estação, ofereceram-nos uma camisola, uma régua, um autocolante e um folheto.
Fomos lanchar e por acaso descobrimos que lá era o lar de umas dóceis e felpudas cabrinhas.
Achamos que esta atividade “Visita à Floresta” organizada pelo Eco-escolas contribuiu na sensibilização para que parem de destruir a floresta, que contém uma flora e fauna endémica deste belíssimo lugar.
Agradecemos a Câmara Municipal de Santa Cruz, ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e claro ao Projeto Eco-escolas por terem disponibilizado esta atividade para comemorar a Dia Internacional da Floresta.
Maria Lídia 5.°2