A Francisca e a Matilde vencem Final Regional

A Matilde Vieira, do 6º1 e a Francisca Gomes, do 9º4, foram vencedoras das Provas da Fase Regional do Concurso Triatlo Literário/Concurso Nacional de Leitura (TL/CNL) que se realizaram nos dias 27 e 28 de abril de 2023, nas categorias de 2º e 3ºCiclos.

Estas Provas decorreram no Auditório do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) com a orientação dos coordenadores do Projeto Baú de Leitura. Pelo 2º ciclo disputaram esta prova 14 alunos de toda a região e pelo 3º ciclo 15 alunos.
Neste concurso, as alunas prestaram provas de leitura, de argumentação oral e de interpretação, a partir de uma obra selecionada por elas.
A obra escolhida pela Matilde foi Três Histórias do Futuro de Luísa Ducla Soares, incidindo a sua prova sobre a história “Um filho por encomenda” que aborda a temática do apego exagerado do homem pelas máquinas e pelas novas tecnologias, mas no fim comprova-se que as relações humanas e afetivas são bem mais importantes que as máquinas.
A obra escolhida pela Francisca foi 1984 de George Orwel, escrita como um ataque a todos os fatores que na sociedade moderna podem conduzir a uma vida de privação e embrutecimento. Trata das realidades e do terror do poder político, num mundo uniformizado. Escrita em 1949 continua a ser a alegoria perfeita e atual para lermos o mundo de hoje.
Este concurso resultou, pela primeira vez, da conjugação de dois concursos: o Triatlo Literário do projeto Baú de Leitura, da responsabilidade da DRE e do Concurso Nacional de Leitura, coordenado a nível regional pela Direção Regional do ABM, em parceria com a DRE.
A Francisca e a Matilde, bem como as outras duas vencedoras da Final Regional, (do 1º ciclo e secundário), serão representantes da RAM na fase final do Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), no dia 3 de junho, em Torres Vedras.
Parabéns à Matilde e à Francisca que tanto se empenharam e são motivo de orgulho para a nossa escola, a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço!

Aldina Martins
(Dinamizadora do projeto na escola)