Visita de Estudo – Engenho da Calheta e Museu da Banana

No passado dia 21 de abril, a equipa 6 (com as turmas do 7.º7 ao 7.º11), realizou uma Visita de Estudo, no âmbito do Projeto Interdisciplinar “Alimentação Saudável”, com a participação de 101 alunos, num total de 102 e 14 professores da Equipa para acompanhar as turmas.
Os alunos e professores da equipa, reuniram-se na escola pelas 9h45, tendo saído para a Calheta e Ponta do Sol pelas 10h. Os grupos foram repartidos, um grupo seguiu para o Engenho da Calheta e outro para o Museu da Banana.

O Engenho da Calheta, com mais de meio século, é um dos mais antigos engenhos de cana-de-açúcar madeirenses, produz dois produtos regionais icónicos: o Rum e o Mel de cana-de-açúcar. O rum da Madeira é internacionalmente conhecido e obtém-se sob fermentação controlada e por um processo de cuidada destilação, e o inconfundível mel de cana-de-açúcar, é feito através da cozedura da garapa a vapor.
Na hora de almoço, as turmas reuniram-se para um almoço convívio entre todos os alunos das turmas e professores, no jardim frente ao Saccharum Resort e SPA na Calheta.
No turno da tarde, os alunos puderam visitar o BAM- Centro da Banana da Madeira, situado no concelho da Ponta de Sol, no lugar da Marina de Baixo.
Sempre com a Banana da Madeira no centro das atenções, no BAM os alunos puderam visualizar instalações imersivas e artísticas, divididas por zonas temáticas que cobrem a história, os processos de transporte, os desafios do futuro e o papel na nutrição da Banana.
Foi um dia bem passado junto dos alunos, em momentos de aprendizagem, aplicação de conhecimentos e convívio, onde todos cumpriram as regras do saber ser e estar e atingindo os objetivos propostos para a atividade.

Professoras: Susana dos Santos Costa e Susana Teixeira – Equipa 6