No âmbito dos objetivos delineados para o Clube de Inglês WeCan, que se iniciou este ano letivo, foi desenvolvido, com total apoio dos alunos e respetivos encarregados de educação, um projeto eTwinning.
O qual teve como principal intenção desenvolver, junto dos alunos que frequentam este clube, as competências da oralidade, escrita, audição e leitura na língua inglesa, assim como alguns dos outros objetivos que fazem parte do plano de trabalho do clube.
O projeto intitulado ePals: common cultural heritage possibilitou aplicar alguns dos conteúdos temáticos na língua inglesa aprendidos pelos alunos ao longo da sua escolaridade, quer no 5º quer no 8º ano. O projeto eTwinning foi desenvolvido em estreita colaboração com duas escolas europeias nossas parceiras ICSestri Levante (Itália), com a professora Elena Piazze Werndorfer, e Gymnasium am Markt (Alemanha), com a professora Katharina Eilers, envolvendo um total de 55 alunos.
As atividades principais do projeto foram a troca de correspondência, seja por meio de emails, seja por meio de postais, permitindo assim criar laços de amizade e colocar em prática estratégias de escrita em contexto real. Além disso, o facto da temática principal do projeto ser o património cultural material e imaterial dos três países, permitiu aos alunos pesquisarem, aprofundarem e refletirem sobre o tema e sobre aspetos em comum ou diferentes e, ainda, aprenderem a respeitar e aceitar a cultura de cada povo.
A partir da pesquisa e reflexão levada a cabo pelos alunos, em equipas/grupos, e de vários momentos de trabalho colaborativo, os alunos criaram: postais culturais e sobre datas comemorativas, usando diferentes ferramentas digitais (Canva/Photo Collage) ou criados manualmente; quadros de apresentação, usando o Digipad, o Padlet e o Linoit para partilharem o resultado das suas pesquisas e postagem de comentários positivos/encorajadores aos trabalhos produzidos pelos seus parceiros.
Os alunos mostraram-se sempre muito motivados na realização das diferentes atividades de partilha e colaboração: na conceção do logótipo do projeto, na seleção dos vencedores das diferentes atividades, nos comentários postados no padlet dos festivais, nas atividades de Natal e da Páscoa, na troca de postais, na redação de textos criativos, na pesquisa e elaboração de postais culturais, que permitiram mostrar a importância do património de cada país e na partilha de projetos para o futuro no último quadro colaborativo.
Posteriormente, foi feita a exposição dos trabalhos realizados ao longo do projeto, que se encontra disponível a partir do dia 13 de junho de 2023, tendo sido criados diversos documentos de apoio à visualização através de QRcodes de acesso aos diferentes quadros virtuais (Emaze, Padlet, Digipad e Linoit), de modo a tornar a exposição dos trabalhos dos alunos mais interativa.
A professora cofundadora do projeto eTwinning, Márcia Rodrigues, e também criadora e dinamizadora do Clube de Inglês WeCan, tal como os seus alunos, vêm convidar a comunidade educativa (alunos, professores, pessoal não-docente e pais) a visualizar esta exposição física no corredor de união dos dois edifícios da escola (Painel CV), assim como a exposição virtual, publicada no site da escola e no Facebook.
Por Márcia Rodrigues