A Organização Nacional de Apoio (NSO) eTwinning portuguesa contou com a participação da professora Márcia D. N. Rodrigues, mentora eTwinning na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, no Multilateral Seminar – Inclusion and Diversity in eTwinning (Seminário Multilateral – Inclusão e Diversidade no eTwinning) entre os dias 22 a 24 de junho de 2023, em Leiria.
Organizado pela Equipa eTwinning da European Schoolnet, sediada em Bruxelas, de acordo com o Plano Europeu de Formação eTwinning 2023. Participaram, neste seminário, cerca de 77 eTwinners, representando onze (11) países da EU: Portugal, Macedónia do Norte, Itália, Bulgária, Polónia, Républica Checa, Moldávia, Eslováquia, Chipre, Turquia e Bélgica.
O público-alvo deste seminário foram eTwinners de escolas com o Selo Escola eTwinning e como objetivos pretendeu-se desmistificar a ideia de inclusão e diversidade que a sociedade tem (apresentando um leque mais largo na sua definição) e fazer refletir e partilhar experiências de práticas de inclusão e diversidade que estão a ser implementadas em diversas escolas europeias, quer ao nível da sala de aula, da escola e do mundo quer da nossa mente, enquanto educadores. Através da reflexão sobre os diferentes painéis, e durante os trabalhos desenvolvidos nos workshops, conseguiu-se transmitir a urgência em equipar os professores participantes com ferramentas, métodos e estratégias que lhes permitam trazer maior qualidade para as suas práticas de educação inclusiva, assim como melhor gerir a diversidade.
A docente e mentora do eTwinning na EB 2/3 do Caniço teve a oportunidade de assistir às quatro sessões plenárias propostas pela organização da conferência e apresentadas por especialistas sobre as seguintes temáticas: Art and Inclusion in the Classroom, por Sara Brighenti (Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Portugal); Inclusion and Diversity in school: different approaches, moderada por Carla Lourenço (DGE) e com participação de: Ana Paula Alves (Agência Erasmus+), Luís Gaspar (DRE RAM – Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem), Duarte Nunes (prof. Geografia, Escola Emídio Navarro), Nuno Dias (Diretor Escola Rainha Sta Isabel) e Ludwien Hoornaert (Embaixadora eTwinning da Bélgica); Inclusion challenge… in the classroom, school and our minds!, por Isabel Borges (Escola Superior de Educação, Coimbra) e Potential of Artificial Intelligence in schools, por Marco Neves (Expert em Educação Digital e IA e Embaixador Europeana). Também teve a possibilidade de participar em três workshops: Apps for Inclusion com Carla Louro e Daniela Guimarães (Embaixadoras eTwinning); Empowering eTwinning Teachers’ interpersonal communication com Rute Baptista (Professional Development Manager, Bruxelas); UBUNTU Academy com Miguela Fernandes (Embaixadora eTwinning).
O Multilateral eTwinning Seminar abriu com um discurso de boas-vindas e encerrou com um discurso de despedida por Teresa Lacerda, Coordenadora da Organização Nacional de Apoio do eTwinning, onde se procedeu ao balanço dos três dias de trabalho, após a apresentação das conclusões/reflexões sobre as suas aprendizagens pelos grupos de participantes.
Durante o seminário, falou-se em temáticas-chave como: o Projeto Digital, em Portugal, na capacitação de professores e alunos; o importante papel cultural do Plano Nacional para as Artes (as linguagens múltiplas possibilitam uma amplitude de expressão e compreensão do eu e do outro) no âmbito da democratização e capacidade transformativa da cultura; Apps para a inclusão (utilização de recursos digitais que permitam trabalho colaborativo com alunos com diferentes especificidades, na criação de eBooks e vídeos); Comunicação Interpessoal: professor/aluno e como transformar a sala de aula (apresentação de estratégias para uma melhor comunicação a partir da reflexão sobre como o professor comunica com o estudante, com os pais, com os seus colegas e com a sua família); Academia UBUNTU, a qual desenvolve estratégias promotoras da autoconfiança, desenvolvimento pessoal e profissional, autoestima e autoconhecimento; como tornar o Erasmus+ mais inclusivo (tornando todo o processo de candidatura mais user-friendly); Desafios à Inclusão e Diversidade (partilha de projetos eTwinning que visam a mobilidade nas cidades e que abrem portas à criatividade no encontro de soluções/sugestões); o papel da Inteligência Artificial na educação e na sociedade num futuro muito próximo, entre outros tópicos.
Os eTwinners participaram, ainda, em várias atividades colaborativas e de networking (encontro de parceiros para projetos eTwinning, ou Erasmus+, e partilha de experiências) durante as quais desenvolveram atividades lúdicas bastante interativas, recorrendo a recursos digitais, mas também explorando aspetos culturais, artísticos e sociais em comum.
Viveu-se momentos muito agradáveis e prazerosos de aprendizagem colaborativa com os demais profissionais europeus que trouxeram consigo para a mesa de trabalho experiências semelhantes e diferentes, tal como formas de vivência da escola, de acordo com a sua realidade económica, social e cultural. Nos momentos de convívio (jantares, almoços e visita cultural da cidade de Leiria e do Museu de Arte Contemporânea) proporcionou-se a reflexão e partilha de sugestões de melhoria que poderão ser uma mais-valia para as escolas eTwinning portuguesas e europeias, assim como para o desenvolvimento da nossa escola e dos seus profissionais.
Caniço, 29 de junho de 2023
Márcia D. N. Rodrigues