No dia 20 de novembro, uma turma do 6.º ano participou num encontro online com os parceiros europeus do projeto eTwinning Let’s Do It!, centrado em preocupações ambientais.
A fundadora do projeto inspirou-se no movimento internacional “Let’s Do It”, criado por estudantes com o objetivo de aumentar a consciencialização ambiental e promover hábitos sustentáveis na sociedade. O projeto eTwinning, com o mesmo nome, procura desenvolver ações como limpeza ambiental, investigação e plantação de espécies endémicas, preparação de composto e análise dos seus efeitos. Através destas atividades, pretende-se inspirar as comunidades envolvidas e fomentar um estilo de vida mais ecológico e consciente.
O projeto promove a cidadania ativa, a responsabilidade ambiental e a colaboração transfronteiriça, procurando gerar um impacto positivo e duradouro para além da sala de aula. Nele participam professores dos seguintes países: Portugal, Turquia, Roménia, Croácia, Sérvia, Macedónia do Norte, Grécia e Geórgia.
Durante a reunião online, os vários grupos presentes, após a sua apresentação, partilharam as atividades já desenvolvidas no âmbito do projeto e explicaram as suas expectativas para as etapas futuras.
No final do encontro, decorreu uma atividade interativa no Mentimeter, que contou com cerca de 37 participantes. Foi criada uma nuvem de palavras colaborativa em torno do tema “The greener it is, the better the air”.
A atividade revelou-se divertida e muito estimulante, proporcionando a oportunidade de conhecer pessoas de culturas diversas, mas unidas pela mesma preocupação com a proteção do ambiente.
Responsável pelo projeto
Leave a Reply