“Um SÓ Mundo…” – Exposição de trabalhos – disciplina de Geografia

Entre os dias 11 e 21 de maio, esteve patente à Comunidade Escolar a exposição anual dos trabalhos realizados pelos alunos do 3.º ciclo, no âmbito da disciplina de Geografia.


Ao longo dos três anos de escolaridade — 7.º, 8.º e 9.º anos — foram exploradas diversas temáticas, refletidas nos trabalhos apresentados. No 7.º ano, os alunos “viajaram” por vários países dos diferentes continentes, dando a conhecer as suas principais características através de criativos, interativos e informativos Lapbooks.
No 8.º ano, os trabalhos incidiram sobre diferentes áreas, destacando-se a análise da estrutura etária da população portuguesa, representada por meio de pirâmides etárias. Foram ainda elaborados cartazes subordinados ao tema “Mundo Multicultural” e promovida a reflexão sobre políticas natalistas, tendo em conta os desafios do envelhecimento populacional, sobretudo nos países mais desenvolvidos.
Já no 9.º ano, os alunos abordaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), apresentando as várias dimensões que o avaliam, em diferentes países. No tema “O Mundo em risco”, evidenciaram-se riscos naturais, tecnológicos e mistos, apresentados de forma criativa, sob o formato de notícias inspiradas em jornais antigos.
Esta iniciativa teve como principais objetivos sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Geografia enquanto ciência, promover o interesse e a curiosidade pelos temas geográficos, estimular a criatividade dos alunos e reforçar a aplicação prática dos conteúdos lecionados ao longo do ano letivo.
Professores de Geografia

Leave a Reply

Up ↑

Discover more from Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading