St. Patrick’s Day

“St. Patrick’s Day”, conhecido em Portugal como o dia de São Patrício, é celebrado no dia 17 de março. St. Patrick foi um missionário cristão, que viveu entre 385 e 461 e se tornou o santo padroeiro da Irlanda.

Nascido em Inglaterra, foi capturado quando tinha dezasseis anos e vendido como escravo para a Irlanda (por piratas pagãos irlandeses), de onde conseguiu fugir e regressou à casa de sua família seis anos mais tarde, iniciando então a sua vida religiosa.  Posteriormente, retornou à ilha de onde fugira para pregar o evangelho. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo, utilizava o trevo de três folhas, tornando-se este símbolo  parte da cultura Irlandesa.

O que começou por ser uma celebração religiosa, tornou-se, a partir de 1903, um feriado público. As pessoas saem à rua, em grandes desfiles, usando trajes e adereços verdes e brancos, tais como chapéus altos e trevos. Estas comemorações prolongam-se por vários dias. Este dia é comemorado, não só pela comunidade irlandesa, mas um pouco por todo o mundo, principalmente em países de língua inglesa, como o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália.

Na nossa escola, celebrou-se, no 2º Ciclo, o St. Patrick’s Day, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a cultura anglo-saxónica. Após ficarem a conhecer os aspetos históricos e culturais relativos a esta comemoração, os alunos realizaram trabalhos alusivos a esta efeméride. Estes trabalhos foram expostos na sala de aula de cada turma.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: