Na semana de 14 a 18 de março, no âmbito do projeto RBES, decorreu no Bar dos alunos a Semana Promocional da Hidratação.
A água é o principal constituinte do corpo humano e na vida adulta, a água corresponde aproximadamente a 60% do peso corporal de um indivíduo, mas à nascença, esta chega a representar 75% do peso corporal de um recém-nascido. Pelo facto de ser o principal constituinte do corpo humano, a água é essencial à vida e está envolvida em praticamente todas as funções do organismo como, por exemplo, na regulação da temperatura corporal, na eliminação de resíduos (através da urina e da prevenção da obstipação) e também no processo digestivo. Além disso, ainda é promotora de um bom desempenho físico e intelectual.
Sendo assim, como o corpo não produz água e o organismo a perde ao longo do dia, o consumo de água deve ser frequente, pois a mesma terá que ser reposta para que o organismo funcione regularmente, processo chamado de hidratação.
Os valores de referência para a ingestão diária de água ou de chás e infusões sem açúcar para adolescentes e adultos saudáveis é de 2L /dia.
Para além do consumo direto de água ou de infusões com a finalidade de hidratar o nosso organismo, a água também pode ser obtida através dos alimentos que ingerimos como os hortofrutícolas, em que a quantidade de água ultrapassa 90% da sua composição (como é o caso da melancia e do pepino), a sopa e também os sumos naturais, o leite, as bebidas vegetais e os iogurtes. Na verdade, praticamente todos os alimentos contêm água na sua composição e é por essa razão que ela se encontra no centro da Roda dos Alimentos.
A desidratação ocorre quando o consumo de água de um indivíduo está abaixo das suas necessidades hídricas. Estas necessidades variam de pessoa para pessoa tendo em conta o género, idade, estado de saúde, nível de atividade física, e claro a temperatura do ambiente em que se encontra.
A sensação de sede é o principal sintoma de desidratação. Quando um indivíduo está com sede significa que já está a entrar num estado que poderá levar à desidratação. Por esta razão deve-se ingerir líquidos diariamente, mesmo não se tendo sede, pois a sensação de sede deve ser evitada.
Uma hidratação insuficiente pode ainda ter consequências como:
- Alterações a nível cognitivo (menor capacidade de concentração e de retenção da informação);
- Alterações do humor (irritabilidade e mal-estar);
- Mucosas secas (lábios e boca seca, com saliva viscosa);
- Diminuição da disponibilidade para a prática de atividade física (cansaço e fraqueza generalizados, por vezes, com tonturas).
Por todas as razões acabadas de referir, com a implementação da Semana Promocional da Hidratação pretendeu-se promover a hidratação dos nossos alunos através de águas aromatizadas com limão e hortelã, na segunda-feira; abacaxi na terça-feira; laranja e pepino, na quarta-feira; funcho na quinta-feira e com laranja, limão e pepino, na sexta-feira. Em alternativa às águas aromatizadas também foram disponibilizados chás ou infusões, em que algumas das ervas aromáticas utilizadas são cultivadas na nossa escola.
Coordenadores do projeto RBES.