EB23 Caniço participa na II edição do Plogging

No dia 23 de abril, a EB23 Caniço participou na II edição do Plogging Portugal Challeng, promovida pela Junta de Freguesia do Caniço.  A nossa escola participou em conjunto com as escolas do 1º ciclo da freguesia e a CPCJ de Santa Cruz.

A palavra “Plogging”, foi criada a partir da combinação das palavras em inglês jogging (corrida) e plocka upp (apanhar), em sueco, assim, o plogging é uma nova tendência do fitness que, além dos músculos, trabalha o civismo.

A representação da nossa escola foi organizada pelo programa Eco-Escolas que participou com alunos do 8º5. Estes, munidos de luvas e de sacos de lixo, transformaram-se em ploggers, realizando uma corrida ecológica, por um percurso definido.

Ao longo do percurso foi possível recolher imensas beatas, maços de tabaco, garrafas de vidro, esferovite e plástico (muito plástico), o que demonstra que ainda há pessoas que não se preocupam em procurar o caixote de lixo mais próximo, depositando resíduos na via publica.

É de salientar que esta atividade despertou muita curiosidade às pessoas que circulavam na rua, as quais congratularam os alunos pela consciência ambiental demonstrada.

O percurso terminou no Largo Padre Lomelino, com a separação do lixo recolhido por todos as escolas envolvidas.  Desta forma, os participantes atingiram os objetivos do plogging: contribuir para reduzir os resíduos à medida que se pratica exercício.

Com este gesto espera-se aumentar a consciencialização para a necessidade de não atirar lixo para o chão.

O coordenador do Eco-Escolas

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: