Partilhando e Aprendendo – EB 2/3 do Caniço anfitriã de projeto Erasmus+ Move On for a Sustainable Future

Nos dias de 3 a 9 de maio, as mentoras eTwinning da escola, Márcia Rodrigues e Maria Garapa receberam a visita das professoras Isabel Tejeda Sánchez e María José Domínguez Rodríguez, da CEIP GUADIANA de Badajoz, em regime de mobilidade Erasmus+ KA101 Job Shadowing enquadrada no projeto eTwinning Move On for a Sustainable Future.

Foram planificadas e promovidas algumas atividades por parte das mentoras eTwinning da nossa escola, envolvendo professores e alunos (7º 1, 7º2 e 8º10).

No dia 3 de maio, por se comemorar o Dia do Sol, organizaram um convívio no Cristo Rei, Garajau, onde para além de observarem e fotografarem o pôr do sol, foram visitados alguns pontos isotéricos aí identificados e alinhados os chakras.

No dia 4 de maio, as turmas 7º2 e 8º10, juntamente com alguns professores dessas turmas, realizaram uma visita de estudo ao Museu da Baleia, onde os alunos assistiram a uma palestra sobre cetáceos, realizaram atividades práticas que lhes permitiram observar resíduos e amostras de órgãos através de microscópios, usufruíram de uma visita guiada pelo museu assim ficando a conhecer a história da caça da baleia e ainda visualizaram vídeos 3D e outros recursos multimédia em jeito de mergulho virtual. Esta visita enquadrou-se na temática do projeto Erasmus+ desenvolvido pelas professoras visitantes, assim como na temática dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento, Oficina de Aprendizagem Interdisciplinar (OAI), Inglês (8º 10) e eTwinning, em desenvolvimento pelas turmas, ligados à sustentabilidade e aos oceanos. Após o almoço, visitaram alguns dos Geossítios do Caniçal, alvo de estudo pela turma de 7º ano nas aulas de Ciências Naturais, sob orientação da professora Teresa Cabral, nomeadamente, a Ribeira do Natal, o cone vulcânico da Senhora da Piedade e da Quinta do Lorde. Ainda o 8º 10, sob orientação da professora Paula Cruz, procedeu à observação de diferentes ecossistemas com o objetivo de fotografar seres vivos in sito num ecossistema natural para posteriormente pesquisarem o nome científico, comum e suas características. Ambas as turmas desenharam o geossítio do cone vulcânico da Nossa Senhora da Piedade, a partir do porto da Quinta do Lorde, como forma de rever e consolidar os conteúdos lecionados e desenvolver a criatividade dos alunos.

No dia 5 de maio foram promovidas atividade de Job Shadowing nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Matemática na turma do 7º1 e 7º2 e de Inglês no 8º10. No período da tarde, visitaram o centro Aquícola do Ribeiro Frio e a Laurissilva na Vereda da Levada Velha que dá acesso ao miradouro dos Balcões. No dia seguinte, no período da manhã, realizaram uma atividade promovida pelo Instituto de Florestas da Madeira, que consistiu na retirada de proteções nas Serras de Santo António da Serra, mais precisamente no Chão das Galinhas. De tarde regressaram à escola onde participaram nas atividades desenvolvidas no Clube de Matemática OFMatic e novamente, nas disciplinas de Matemática, Inglês e na oficina de aprendizagem interdisciplinar onde conheceram várias metodologias de trabalho.  Na noite desse mesmo dia, participaram na atividade “Olhar o Céu”, dinamizada pelas professoras de Físico-química de 9ºano e pela Associação de Astronomia da Madeira, no campo da nossa escola.

Na manhã do dia 9 de maio, deu-se o encerramento destas atividades com a celebração do Dia da Europa e do Dia do eTwinning, tendo sido hasteada a bandeira do eTwinning School, descerrada a placa da respetiva distinção e inaugurada a vitrina de exposição dos projetos eTwinning que decorrem na escola.

Foram dias de partilha e de aprendizagens muito significativas, quer para alunos quer para professores, que possibilitaram a observação de atividades de desenvolvimento sustentável, focadas no cuidado a ter com o meio ambiente e metodologias de trabalho práticas e criativas em sala de aula. Foi um prazer poder acompanhar estas professoras ao longo das aulas e nas visitas de campo organizadas pelo que as mentoras agradecem a oportunidade de terem feito parte deste projeto eTwinning, onde a sustentabilidade é a palavra de ordem e a cooperação o motor de arranque.

As mentoras Maria Garapa e Márcia Rodrigues