2º TORNEIO DE XADREZ – DESPORTO ESCOLAR

No passado dia 11 de maio, o Clube de Xadrez da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço participou no 2.º Torneio de Xadrez inserido na festa do Desporto Escolar com oito alunos dos diferentes anos de escolaridade, tendo o aluno Eduardo Miguel Gonçalves Barata, da turma 6.º 1, conquistado o 1.º lugar para a escola, no escalão Sub12 geral e masculino.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a festa do Desporto Escolar voltou a realizar-se, na semana de 10 a 13 de maio, e com ela o Xadrez voltou a ter presença nesta festa como modalidade desportiva, com o apoio da recente formada Associação de Xadrez da Madeira e da Junta de Freguesia de Santo António.

No dia 10 de maio, nas instalações da junta de freguesia de São Martinho, na parte da manhã, perto de 100 alunos do 1.º Ciclo de várias escolas da Região disputaram 5 jogos, tendo sido para muitos a primeira vez que participaram numa competição. No dia 11 de maio, na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Santo António, foi a vez dos alunos dos restantes anos de escolaridade, do 5.º ano ao 12.º ano, participarem num torneio disputado no sistema suíço, em 7 rondas com o ritmo de jogo de 10 minutos KO (sem incremento de tempo), com emparceiramento e desempates através do programa Swiss Manager.

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço participou, neste 2.º Torneio de Xadrez inserido no Desporto Escolar, com oito alunos de diferentes anos de escolaridade, acompanhados pelos professores José Oliveira e Luís Jorge, responsáveis pelo Clube de Xadrez da Escola, e pela funcionária Elsa Teixeira. O aluno Eduardo Miguel Gonçalves Barata, da turma 6.º 1, conquistou dois títulos na categoria Sub12 masculino e geral, e a aluna Mariana Sofia Lopes de Oliveira, da turma 5.º 2, conquistou o 2.º lugar da categoria sub12 feminino.

O 1.º lugar da classificação geral, sucedendo a Michel Koch-Fischer da E. B. 2/3 do Caniço em 2019, foi conquistado pelo aluno da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, da Ribeira Brava, João André Abreu Calheta, já no escalão sénior.  

                                                                                                                                    José Oliveira

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: