Exposição Virtual do Projeto eTwinning de 8º ano  – The Oceans: Green Living

Na sequência da temática da disciplina de Inglês Green Living (Unit5) e na unidade Ecossistemas: Perturbação no equilíbrio dos ecossistemas, na disciplina de Ciências Naturais (Unit3).

Os alunos do 8º ano desenvolveram um projeto eTwinning com duas escolas europeias suas parceiras (IC di Sellia Marina, Itália e Sehit Fatih Soydan Ortaokulu,Turquia) que lhes permitiu pesquisar, aprofundar e refletir sobre alguns aspetos que, na atualidade, preocupam a sociedade: o ambiente em geral e casos particulares ligados à fauna marinha do arquipélago da Madeira.

A partir da pesquisa e reflexão levada a cabo pelos alunos, em equipas/grupos, e da participação diversas ações de sensibilização para a proteção do ambiente levadas a cabo pela SPEA (associação ambiental para o estudo e defesa das aves) junto dos nossos alunos, as turmas criaram, quer na disciplina de Ciências quer na de Inglês, alguns posters com informação recolhida sobre as aves abordadas, assim como alguns slogans (Francês) e sugestões de atitudes de proteção a desenvolver, usando o Canva para expor o resultado do seu trabalho. Também realizaram, na disciplina de Físico-Química, um estudo sobre o som das aves marinhas da Madeira, que resultou em publicações no Twinspace do eTwinning.

Além dos posters, a turma 8º10 criou um Kahoot intitulado Madeira Sea Birds com base no trabalho publicado nos seus posters, o qual permitiu testar de forma lúdica as aprendizagens e partilhas realizadas.

Outro aspeto do trabalho colaborativo realizado foi a participação dos porta-vozes dos alunos num inquérito sobre ameaças às tartarugas, na Turquia, criado pelos seus colegas de Mersin, e num fórum de Inglês, onde apresentavam propostas de alteração de atitudes.

Na disciplina de ciências, no contexto da unidade, desenvolveram ainda um estudo sobre algumas reservas naturais do arquipélago, criando para o efeito cartazes para divulgar a informação obtida.

Seguidamente, foi criado um digipad, ferramenta digital que permite expor virtualmente os trabalhos dos alunos.

Assim, as professoras fundadoras do projeto: Márcia Rodrigues, Margarida Baptista, Paula Cruz e ainda professoras convidadas como a professora Sónia Santos e o professor Roberto Nóbrega, vêm convidar a comunidade educativa a visualizar esta exposição virtual no site da nossa escola e no Facebook, a partir do dia 6 de junho de 2022.

Márcia Rodrigues

Link para o digipad: https://digipad.app/p/171963/5c150d1a24a19

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: