Exposição Elementos Químicos e o Corpo Humano

Entre os dias 30 de maio a 3 de junho decorreu no corredor que liga os dois edifícios da nossa escola uma pequena exposição intitulada “Elementos Químicos e o corpo Humano”. Os trabalhos expostos foram realizados no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-químicas, pelas turmas 10 e 11 do nono ano.

O corpo humano apresenta uma composição química muito diversificada. No entanto o oxigénio é o elemento químico mais abundante. Seguem-se por ordem decrescente de abundância o carbono, o hidrogénio e o nitrogénio. O cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o cloro, o sódio e o magnésio formam um conjunto com menor expressão na constituição do corpo humano. Há ainda um conjunto denominado elementos-traço que estão presentes em quantidades muito reduzidas como são: o cobre, o ferro, o flúor, o iodo, o selénio e o zinco, mas cuja ausência no organismo provoca graves perturbações ao funcionamento do corpo.

Os elementos químicos, por sua vez reúnem-se, e formam moléculas e estas as células: Unidades básicas e estruturais e funcionais de todos os seres vivos. As células dão origem aos tecidos, os tecidos aos órgãos, vários órgãos formam sistemas de órgãos que por sua vez originam um organismo.

Esta exposição teve como objetivo reforçar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de ciências Naturais e físico-químicas do nono ano, relacionando o conteúdo: Estrutura e composição do corpo humano, com os conteúdos: Estrutura atómica, propriedades dos materiais e tabela periódica.

As professoras de Ciências Naturais e Físico-Químicas,

Paula Cruz e Carina Sobrinho