Ações de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No passado mês de fevereiro e de março a nossa escola teve a oportunidade de assistir a duas palestras da AMI (Assistência Médica Internacional), que foram realizadas pelas oradoras Carla Gonçalves e Daniela Faria e que tiveram como tema central dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A primeira palestra realizou-se no dia 14 de fevereiro e as oradoras começaram por nos falar um pouco sobre a AMI. A AMI é uma Organização Portuguesa, fundada a 5 de dezembro de 1984, pelo médico-cirurgião urologista Fernando Nobre. Esta tem como principal objetivo agir, mudar e integrar, a partir de ações externas, sociais, ambientais e também pretende alertar consciências.  De seguida falaram-nos sobre o Objetivo Sustentável nº.14 – Proteger a vida marinha. Dentro deste tema aprendemos que os ecossistemas marinhos têm uma grande importância, pois são uma grande fonte de rendimento para as populações que dependem destes recursos e ainda disponibilizam oxigénio para grande parte da população. Infelizmente, o lixo marinho que está presente nos nossos oceanos não é biodegradável. Só o plástico ocupa cerca de 8 milhões de toneladas por ano no fundo dos oceanos e apenas 9% é reciclado. O plástico invade os oceanos a partir dos microplásticos que afetam a saúde dos animais e a nossa, pois estes não se desfazem. Por fim, as oradoras falaram-nos sobre a fauna marinha da nossa região. Mencionaram que as baleias são dos animais mais importantes do mundo, pois ajudam a controlar o aquecimento global. Ainda referiram que o Lobo-marinho é a foca mais rara do mundo, só existe cerca de 300 no mundo e 40 destes habitam na nossa região e daí a importância de preservá-los.

A segunda palestra realizou-se no dia 28 de abril e as oradoras vieram falar desta vez sobre o ODS nº.13 – Ação climática. Soubemos que as alterações climáticas são variações no clima que persistem durante décadas ou períodos superiores e ameaçam a vida na Terra. Estas são causadas pela queima de combustíveis fósseis, pela desflorestação, etc. Falou-se também do aquecimento global causado pelo efeito estufa, que embora seja essencial para a vida na Terra, tem sobre aquecido nos últimos anos, tornando-se prejudicial. Para combater estes problemas, foram criados os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), mas como não atingiram os resultados previstos deram origem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No final, as oradoras referiram que a Região Autónoma da Madeira tem o melhor índice de qualidade ambiental em Portugal, mas que está previsto o nível médio da água do mar subir 50cm e que poderá haver um aumento de 3ºC da temperatura da água do mar até o fim do século.

Realizado por: Beatriz Spínola e Tomás Abreu                                              Turma: 9º7

Comments are closed.

Up ↑

%d