Cerimónia da entrega de Prémios eTwinning 2022

No passado dia 27 de maio, decorreu no Hotel Tivoli, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios relativos a projetos eTwinning desenvolvidos em Portugal em 2022.
Ao projeto “Math Travellers” foi atribuído uma Menção Honrosa, na categoria do 3º Ciclo, desenvolvido pelas professoras Maria Garapa da EB23 Caniço e Sónia Ribeiro, do AE Virgínia Moura, de Guimarães.
Neste projeto colaboraram 10 países, 32 professores e 235 alunos. Foi uma viagem pelo mundo da Matemática, onde através de gráficos, pinturas, objetos da vida real, da exploração de ferramentas de geometria dinâmica (Geogebra e Scratch), do origami e do papel e lápis, os alunos utilizaram propriedades matemáticas, conheceram e exploraram a beleza da matemática.


Para além das professoras Maria Garapa e Sónia Ribeiro, estiveram presentes o aluno Daniel Freitas do 8.º 5 e a vice-presidente do Conselho Executivo Odília Jardim da EB23 Caniço.
Nesta cerimónia estiveram presentes cerca 120 eTwinners de 11 projetos distintos, originais e muito inspiradores. Para além da apresentação dos projetos, foi promovido um momento de partilha de saberes e sabores culturais de cada região e um jogo de equipas onde mais uma vez se verificou que “Juntos somos mais fortes”.
Um agradecimento especial à Organização Nacional de Apoio do eTwinning, na pessoa da Dra. Teresa Lacerda por todo o apoio, atenção e disponibilidade no esclarecimento de dúvidas e no acompanhamento ao longo de todo o processo.
Fica aqui o testemunho do aluno Daniel Freitas: “O meu nome é Daniel, sou da ilha da Madeira da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, participei no projeto “Math travellers” quando estava no 7.º ano do qual faziam parte 10 países, 32 professores e 235 alunos. Serei a voz dos alunos que participaram neste projeto em Portugal uma vez que os alunos do Agrupamento de Escolas de Virgínia Moura não puderam estar aqui hoje. Ao longo do projeto, nós desenvolvemos vários trabalhos e atividades, fizemos o referencial cartesiano em desenhos do Halloween que serviu para participarmos no CodeWeek, fizemos a bandeira nacional de Portugal no geogebra, construímos mandalas em origami, desenhamos as espirais do Fibonacci através de quadrados obtidos da sequência numérica de Fibonacci, fizemos String Art através de segmentos de reta num referencial cartesiano, utilizámos a Geometria Fractal para fazer postais para uma Instituição de Solidariedade, elaborámos cartazes para o Dia do eTwinning (9 de maio) e para o Dia do PI (14 de março). Tivemos também encontros onlines e fizemos jogos, puzzles, kahoots, entre outras atividades. A minha turma decidiu organizar uma Gincana num jardim público perto da nossa escola onde 4 turmas participaram nesta atividade que foi transformada num projeto STEM. Para além disso, eu e os meus colegas participámos em fóruns onde a nossa opinião era tido em conta no que se refere à realização das várias tarefas mensais. Na minha opinião este foi um projeto muito divertido de se participar e interessante porque ao longo do projeto íamos conhecendo pessoas novas e coisas novas e vimos um lado bonito da Matemática.”
Professora Maria Garapa

Comments are closed.

Up ↑

%d bloggers like this: